domingo, 17 de abril de 2011

*Traumatismo Crânio- Encefálico- TCE








O TCE é uma agressão ao cérebro, em consequencia de um truma externo, resultando em alerações cerebrais momentâneas ou permanentes de natureza que esta em processo de conhecimento ou de funcionamento físico. Tem como principal causa os acidentes de trânsito, mas pode resultar de agressões físicas, quedas e lessões por arma de fogo.
Quando o paciente sofreu algum tipo de trauma e esta com estes sintomas: dor no locau onde foi a fratura, hemorragia nasal,Otorréia, hemorragia nos ouvidos,rinorréia, sangramento cobre a conjuntiva, é um quadro de quem esta com TCE.


As alterações que não aparecem ocorridas nos traumatismo de crânio são avaliadas por tomografia computadorizada de crânio ou da angiografia cerebral.


Quando não a afundamento não exige tratamento cirúrgico, mas se tiver este procedimento é recomendado.


Neste precedimento cirúrgico é feito a elevação dos fragmentos do crânio e o desbridamento da área, e se der ainda é realizado o fechamento da dura mater e assim a ferida é fechada.


As vezes ocorre perda do tecido ósseo , mas este pode ser reparado com a colocação de placas matálicas ou com plásticas.É feito a terapêutica antimicrobiana, assim tabém as transfusões sanguíneas. O paciente que apresenta TCE mesmo que não exista hemorragias ou sinais externos de sua fratura este deve ser observado rigorosamente por vários dias.

Os cuidados que os téc. devem ter com estes pacientes são:



-realizar tricotomia craniana,


-colocar o pescoço e a cabeça em alinhamento com o corpo,


-acompanhar o paciente durante os exames,

-colocar um coxim de algodão sob o nariz ou ouvidos apra verificar secreções drenadas,

-pulcionar veis calibrosa

-verificar SV de 15/15 min.
dentre outros...






Um comentário:

  1. Eu tive um acidente de carro eu tive traumatismo craniano encéfalo faiz 2 ano q não consigo caminhar eu faço fisioterapia eu gostaria de saber se vou fica com alguma sequela por fica todo esse tempo

    ResponderExcluir