domingo, 17 de abril de 2011

*Lesões Medulares







A lesão medular ocorre quando a algum tipo de tralma na região da coluna, devida a acidentes: automobilísticos, motociclísticos, mergulho, agressão com armas de fogo ou queda, e assim interrompe a passagem de estimulos nervosos atravez da medula, e esta lesão pode ser completa ou imcompleta.


Completa é quando não existe movimento voluntário abaixo do nivel da lesão e é incompleta quanto há alçgum movimento voluntário ou sensação abaixo do nivel da lesão.


A medula também pode ser lesionada por causa de patologias (causas não traumáticas) como por exemplo: hemorragias, tumores, infecções por vírus.




Osistema nervoso central é formado pela medula e pelo encéfalo. A medula é constituida por celular nervosas(neurônios) e por longas fibras nervosas chamadas axônios, que são prolongamentos dos neunônios e formam as vias espinhais.




Nas lesões medulares completas há paralisia, perda de todas as modalidades sensitivas ( tátil, dolorosa, para temperatura, pressão e localização de partes do corpo no espaço) abaixo da lesão e alteração do controle esfincteriano (urinario e fecal).




As lesãos cervical altas determinam tetraplegia (paralisia dos quatro membros), nesta patologis a insuficiência respiratória é frequente, por causa do comprometimento do nervo que comanda a contração do diafragma ( nervo frênico). Nas lesões cervicais baixas observa-se paralisia dos membros inferiores e das mãos.






Estudos epidemiológicos realizado nos EUA apontam como princiapl causa de lesão medular traumática, oas acidentes automobilísticos, responsável por cerca de 44 % dos casos, seguido por agressão (24%), quedas (22%), lesões por execícios físicos ( 8%) e outras causas (2%).





Quando o paciente não perda a consiência esta poderá sentir dor local aguda que se irradia ao longo do nervo acometido.
Para este tipo de paciente deve-se providenciar á imobilização cervical com o uso de um colar apropriado, assim não movimentando o seu pescoço, e mantes]r a coluna vertebral alinhada.





Os cuidados de enfermagem são:





-manter o paciente na cama imóvel até que seja feito os exames necessários.




-verificar os SV em 15/15 min.




-colocar o paciente em decúbito dorsal com as extremidades alinhadas ao longo do corpo.




-observar e relatar o aparecimento de secreções nas inserções do aparelho de tração junto ao crânio.




-fazer banho no leito massageando a superficie corporal e movimentandoas suas extremidades, se não tiver contra indicações.




-comunicar ao enfermeiro qualquer mudança no quadro clínico deste.




-relatar todos os tipos de queixas e alterações com o paciente.



destre outros cuidados.































*Traumatismo Crânio- Encefálico- TCE








O TCE é uma agressão ao cérebro, em consequencia de um truma externo, resultando em alerações cerebrais momentâneas ou permanentes de natureza que esta em processo de conhecimento ou de funcionamento físico. Tem como principal causa os acidentes de trânsito, mas pode resultar de agressões físicas, quedas e lessões por arma de fogo.
Quando o paciente sofreu algum tipo de trauma e esta com estes sintomas: dor no locau onde foi a fratura, hemorragia nasal,Otorréia, hemorragia nos ouvidos,rinorréia, sangramento cobre a conjuntiva, é um quadro de quem esta com TCE.


As alterações que não aparecem ocorridas nos traumatismo de crânio são avaliadas por tomografia computadorizada de crânio ou da angiografia cerebral.


Quando não a afundamento não exige tratamento cirúrgico, mas se tiver este procedimento é recomendado.


Neste precedimento cirúrgico é feito a elevação dos fragmentos do crânio e o desbridamento da área, e se der ainda é realizado o fechamento da dura mater e assim a ferida é fechada.


As vezes ocorre perda do tecido ósseo , mas este pode ser reparado com a colocação de placas matálicas ou com plásticas.É feito a terapêutica antimicrobiana, assim tabém as transfusões sanguíneas. O paciente que apresenta TCE mesmo que não exista hemorragias ou sinais externos de sua fratura este deve ser observado rigorosamente por vários dias.

Os cuidados que os téc. devem ter com estes pacientes são:



-realizar tricotomia craniana,


-colocar o pescoço e a cabeça em alinhamento com o corpo,


-acompanhar o paciente durante os exames,

-colocar um coxim de algodão sob o nariz ou ouvidos apra verificar secreções drenadas,

-pulcionar veis calibrosa

-verificar SV de 15/15 min.
dentre outros...






*Epilepsia











Qual quer pessoa posde sofrer um ataque epiléptico, devido a um choque elétrico,deficiência de oxigénio, traumatismo craniano, baixa do açucar no sangue,uso de álcool, abuso de cocaina( de 1 a 20 pessoas tem uma única crise isolada em toda a sua vida),febre alta, ansiedade, cansaço,etc.
Este termo só se emprega quando as crises têm tendência a repetirse, espontaneamente, ao longo do tempo.
Muitos fatores podem lesar os neuronios(células nervosas) ou o modo que eles se comunicam entre si.Os mais ocorridos são: traumatismo craniano(provocando cicatrizes cerebrais.) traumatismo de parto, certas drogas ou tóxicos, interrupção do fluxo sanguineo cerebral causado por AVC (acidente vascular cerebral) ou problemas cardiovasculares, doenças infecciosas ou tumores.
Quando se identifica uma causa que provo que epilepcia, esta é designada por 'sintomática', quer dizer, que a eplipcia é apenas o sintoma pelo qual a doença subjacente se manifestou , em 65% dos casos não se consegue detectar nenhuma causa, é a chamada epilepcia 'idiopática'.Emprega-se o termo epilepcia 'criptogénica' quando se supeita da existência de uma causa mas não se consegue detectar a mesma.
Esta crise não é contagiosa,também na maioria dos casos, não pose ser transmitida para os filhos, a tendencia para a doença já deve existir antes que uma pessoa sofra de epilepcia.

O que opde ser feito quando o paciente apresenta uma crise:
-proteger sua cabeça e afrouxar sua roupa,
-avítima tende a mordae a lingua, mas não vai engoli-la, então tente colocar um rolo da pano dentre seus dentes,
-deixar o paciente se debater livremente, só toma o cuidado de deixa-lo de lado para que saliva escorra e este não engasgue.
-fazer o paciente repousar após ter ocorrido uma crise,
-em casos de crianças que as crises acontecem por causa de uma febre deite a criança envolta de uma toalha úmida.
-nunca jogar água na vitima, nem tapas, e a saliva desta vitima não transmite doenças, e não é necessário fazer massagem cardiaca e nem respiração boca-a-boca.

*Paciente Inconsciente





Quando o paciente não se tem consiencia é uma situação varia do estupor ao coma, no estupor esta apresenta irritação quando estimulado a algo desagradável como barulho escessivo ou uma alfinetada, este pode emitir sons e produzir movimentos faciais, ja no coma não há resposta aos estimulos externos.

Uma perda da consiencia pode ser uma urgência médica, por exemplo, qaundo é provocado por uma obstrução das vias respiratórias ou por uma dose alta de insulina que tenha reduzido perigosamente o valor de açucar no sangue,perante uma pessoa inconsciente, o pessoal da equipe de urgência sempre procura, em primeiro lugar, afastar a possibilidade de uma situação de mortasalidade.

Em alguns casos é preciso induzir a inconsciencia pois assim o paciente não senti tanta dor.

Os cuidados que a equipe de enfermagem deve ter são:



-manter a pele do paciente limpa e seca livre de lesóes,



-pulcionar veias calibrosas,


-colocar uma chupeta se a língua esteja obstruindo as vias aéreas,

-manter as vias aéreas livres de secreções,

-cercar o leito com grade

-falar com o pacientesempre ao prestar os cuidados chamando-o pelo nome

-tocar este paciente com delicadeza,

-fazer massagem neste paciente no tórax e região dorsal,

-realizar mudança de decubito de 2/2 hs

-proteger os olhos com gases umidecidas ou soro fisiológico,

-fazer tricotomia facial SN,

-verificar e anotar rigososamente os SV, e relatar ao enfermeiro qualquer alteração,

-fazer exercicios passivos de todas as extremidades 4 vezes ao dia

-proporcionar conforto, utilizando, almofadas, travesseiros, rolos etc.

*Aneurisma






Aneurisma ceretral é uma dilatação anormal de uma artéria cerebral que pode levar a ruptura da mesma no local enfraquecido e dilatado.

Nos individuos que tem aneurisma há uma ruptura desta irregularidade da artéria cerebral e 'vazamento' de sangue para um espaço virtual que existe no cérebro chamado de 'espaço bubaracnóide'.

A ruptura inicial do aneurisma leva a obto um terço dos pacientes, e em casos de hemorragias o risco de morte vai se somando.

Suas causas são: sifilítica ( infecção local), truma local ( por armas de fogo ou facas), arteriosclerose, congênita
existem 3 tipos:
Aneurisma de Aorta Torácica:acontese entre os 50 e 70 anos,os sintomas são disfagia, rouquidão, tosse, dispnéia, pupilas anisocóricas, áreas cianosadas no tórax

Aneurisma da Aorta Abdominal: ocorre mais em homens entre os 60 anos, seus sintomas são dor abdominal, hipertensão, sensação de massa o pulsação abdominal,dor na região costal inferior.

Aneurisma Intracraniano ou cerebral:éum defeito congênito nas estrutura arterial, ocorre em adultos e jovens de mais de 30 ajnos.Seus sintomas são cefaléia intensa, com dor nos olhos, dor e rigidez na nuca e coluna, zumbidos, amaurose, tonteiras, hemiparesia,disturbios visuais destre outros.

Cuidados de enfermagem para estes pacientes:


-repousar no leito


-controle das pupilas

-verificar sinais vitaes com um controle mais com a presão arterial!


-não deixar opaciente levantar objetos pesados, não faze exforços


-controle da diurese,

-relater qualquer alteração com o paciente









segunda-feira, 11 de abril de 2011

*Acidente Vascular Cerebral (AVC)





O AVC é uma doença caracterizada pelo íncio agudo de um deficit neurológico (diminuição da função) que perciste por pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral que leva a uma redução da ajuda de oxigênio às celulas cerebrais adjacentes ao local do dano com conseguente morte dessas células começa rapidamente, sendo o deficit neurológico máximo no seu início, e podendo progredir ao longo do tempo.


Avc é a perda súbita das funções cerebrais decorrente de uma interrupção do suprimento sanguíneo (derrame).


Trombose Cerebral: resultado de uma arteriosclerose, formando-se coágulo no vaso doente.


Hemorrágias: é quando uma artéria ou veia cerebral se rompe, pose-se levar a este quadro, hiprtensão e arteriosclerose podendo assim resultar hemorragia cerebral.


Embolia Cerebral:Ocorre quando um coagulo sanguíneo que esta sendo transportado pela corrente sanguínea e fica numa artéria de pequeno ou grande calibre.


O paciente senti:cefaléia, vertigens, tontura, náuseas, confusão mental,afasia, coma, angustia, taquisfigmia, convulsão, incontinência urinaria.


Seus tratamento é: administras diuréticos, sadativos, corticóides, vasodilatadores, anticoagulantes, dieta hipossódica, dieta hipocalórica.



E os cuidados que devem ser feito com esse tipo de pacientes são:




-oxigenioterapia



-pulcionar veia calibrosa



-fazer controle de pupilas



-manter pele limpa e seca



-controle dos sinais vitaes



-controlar eliminações intestinais e urinárias



-mantes as vias desobstruidas



-deixar as posção semi-fowler



-fazer massagem



-realizar mudança de decúbito



-fazer alimentações por SNG ou SNE






Varicocele





Vias dilatadas ao longo do cordão espermático( estrutura que suspende os testiculos) constituem a varicocele. Causas anatomicas(veias espermáticas desembocando na veia renal esquerda) e incompetência de válvula venosas são as principais causas da doença. A varicocele esta presente em 15 % da população geral ( adultos e adolecentes)e em 35% dos homens com infertilidade.

Sua causa é insuficiencia das válvulas venosas.

O paciente sente, sensação de repuxamento, desconforto abdominal, tumefação do escroto, infertilidade.


Os téc. devem fazer os senguentes cuidados:


-analgésico SN


-manter o escroto elevado


-observa sangramento


- só é feito cirurgia se houver motivo de infertilidade

-uso de bolsa de gelo para diminuir a dor e o edema.










Orquite



é uma inflamação nos testiculos, que é associada a inflamação e infecção do epidídimo, normalmente originada por váraios tipos de bactérias que chegam a estes orgãos, atravez do canal deferente, provenientes da próstata, bexiga ou uretra, o que justifica o fato de as causas mais frequentes deste problema ser as infecções dos orgãos referidos: prostatite, cistite e uretrite.
Estes problemas costumam surgir de forma mais ou menos brusca e manifestam-se atravez de febre, mal-estar geral e sobretudo por uma significativa tumefacção do escroto, que fica vermelho e quente, um outro sintoma muito comum é o aparecimento de dor na zona do escroto que costuma ser muito intensa, embora possa irradiar para a virilha e abdómen, contudo casos os sinais e sintomas sejam muito intenso, podem ser companhados por náuseas e vómitos, sobre tud entre os bebés.


Quandeurgem de forma aguda constumam desaparecer rápidamente, independentemente de ser de forma espontânea ou atravez da realisação do tratamento oportuno, por outro lado, quando se manifestam atravéz de episodios repetidos a uma tendencia para se tornarem crônicos.


os cuidados que devemos ter com esses pacientes são:



-bolsa de gelo


-repouso no leito


-estimular a ingestão de líquidos


-administrar medicamentos conforme diz na prescrição


-realisar sondagem vesical


-pinçar o extensor de diurese sempre que elevar o frasco coletor


-observar extensores de diurese para detectar obstrução dos mesmos


-cuidar se a presença de perspiração, frieza de mãos e pés, ansiedade o que indica bexiga cheia, neste caso falar para o enfermeiro.

Pielonefrite


É a infecção que por penetração de germe atinge um ou os dois rins.Normalmente o paciente se arregena de dor na região lombar, febre alta, calafrios, ardêcia para urinar, sensação de urina quente e mais escura, náuseas e vomitos acompanham o quadro.
Ogerme pode atingir o rim pelo sangue ou subindo da uretra para a bexiga e pelo ureter até o rim.

Na sua fase aguda, o paciente tem febre, calafrios, dor lombar, astenia, mal-estar, vômitos e distúrbios intestinais. Ja na sua fase crônica se tem , cefaléia, fadiga, anorexia, perda de peso, poliuria e proteinuria.

Para que esta seja diagnosticada é preciso fazer exames clínicos, exames laboratoriais exemplo: hemograma, uréia, creatinina, ácido úrico, glicemia, raio X do abdome e urografia excretora.

Seu tratamento consiste em , antitérmicos, antieméticos analgésicos, hidratação parenteral,antiinflamatórios.

Os cuidados que a equipe de enfermagem deve ter é:


-promover conforto ao paciente


-estimular os mecanismos de defesa do organismo


-encorajar o paciente a urinar a cada 3 horas esvaziar a bexiga completamente


-dar líquidos com frequencia para estimular o fluxo urinário


-repouso no leito na fase aguda



Tuberculose











Pneumonia



  • A Pneumonia é uma infecção dos pulmões que afeta os alvéolos e os decidos circulantes. A Pneumonia pode ser, frequentemente, uma doença terminal em pessoas que sofrem de outras doenças crónicas graves.
    Ela pode ser causada por vários microorganismos diferentes incluindo vírus, bactérias, paraqsitar ou fungos. Esta doença afeta pessoas de todas as idades, muitas destas anualmente morrem por pneumonia, a metade de todos os casos de pneumonia é causado por báctérias, o pneumococo é omais frequente.
    Normalmente a doença se desenvolve quando hà uma falha no mecanismo de defesa do organismo.
    A pneumonia se divide em 3 mecanismos:


  • um deles é quando a pessoa inala um microorganismo, na sua respiração e este chega a um dos pulmões, onde causa a doença.




  • e a outra é quando a bactéria vive na boca, se proliferam e acabam sendo aspirada para um local do pulmão.


  • a forma mais incomum de contrair a doença é atravez da circulação sanguinea. Uma infecção por um microorganismo em outro local do corpo se alastrae, atravez do sangue que circula, chega aos pulmões, onde causa a infecção.











Os cuidados de enfermagem são:

-oxigenação


-observar coloração das extremidades


-aspirar vias aereas quando tiver secreções


-verificar sinais vitaes


-controle idrico e eletronico


-colocar soro fisiologico nas narinas


-proporciaonar um abiente tranquilo e organizado


-transferir para isolamento se necessario

Endocardite

Endocardite nada mais é do que a inflamação do revestimento da camada interna do coração o chamado endocardio.É causado pela infecção reumática ou bacteriana, ás vezes locais de inflamação se formam pequenas massas que são chamadas vegetações verugosas que podem causar embolia, esta patologia pode causar sérios compromeimentos nas válvulas cardíacas.




O pasciente apresenta: calafrios, taquicardia, taquisfigmia, anorexia,perda ponderal de peso, febre, calafrios...




Os cuidados que a equipe de enfermagem deve ter:


Controlar os sinais vitais com uma atenção mais com a temperatura, verigicar o pulso sempre antes de administração de digitálicos, verificar a aceitação da dieta hipossódica e hiperproteica,proporcionar conforto, fazer balanço hídrico, fazer com que o paciente repouse ao se leito, oxigenioterapia, mudança de decúbito de 2/2 horas.

















Doença de Hodgkin





A doença ou linfoma de hodgkin, é uma forma de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático, um conjunto composto por orgãos, tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que produzem estas celula atravez do corpo. Esta doença pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum ocorrer na idade adulta jovem dos 15 aos 40 anos, atingindo maior frequência entre 25 a 30 anos.


Os órgãos e tecidos que compõem o sistema linfático incluem linfonodos, timo, baço, amógdalas, medula óssea e tecidos linfáticos no intestino. A linfa, um líquido claro que banha este tecido contem proteinas e células linfóides. Ja os linfonodos(gânglios) são encontrados em todos as partes do corpo principalmente no pescoço, virilha, axila, pelve, abdome, tórax; produzem e armazenam leucócitos denominado linfócitos. Existem três tipos de linfócitos: os linfócitos B(ou célula B), os linfocitos T (ou célula T), e as células ''natural killer'' (células NK). Cada um destes três tipos de célula realiza uma função especifica no combate a infecções, e também têm importância no combate ao câncer.




* As celulas B produzem anticorpos, que se ligam na superfície de certos tipos de bactérias e atraem células específica do sistema imune e proteínas do sangue digerindo as bactérias e células estranhas ao normal.


*As células T ajudam a proteger o organismo contra vírus, fungos e algumas bactérias. Também desemprenhas importante papel nas funções das células B.


*As células KN tem como alvo as células tumorais e protegem contra uma larga variedade de agentes infecciosos.




Esta dornça tem algumas manifestações : frebres inexplicáveis, sudorese a noite, perda do peso, aumento de linfonodos indolor na região cervical, prurido, pancitopenia, dor no nódulo após ingestão de álcool; edema na face, pescoço e braço direito por compressão da veia cava superior.




Os cuidados que os proficionais da saúde poderam realizar:


evitarinfecções, controle das complicações, controlar e evitar sangramentos.




Leucemia



Leucemia é o câncer das cálulas brancas do sangue, os leucócitos, que são responsáveis pela defesa do organismo. Sua causa é desconhecida, mas há hipótese de que haja predisposição genética ou lesão da medula óssea possa se desencadeada por: intoxicação química, radiações, e por patogenia virótica.


Existe 2 tipos de leucemia: Aguda e Cronica.


Aguda: pode ser monocítica, linfocítica e granulocítica.Sua evolução é rápida, é encontrada mais em crianças e adultos jovens caracteriza-se por leucócitos jovens( células indiferenciadas imaturas)


Cronica: linfocítica, e mielocítica, o inicio é insidioso.muitas vezes pode ser confundida por outras doenças, acontece mais em adultos e idosos, as células são mais maduras e diferenciadas.

Dependendo do tipo de leucemia e o estado do paciente aparece com uma maior ou menos intencidade, normalmente se sente dor pelo aulmento do figado, baço e infiltração dos leucócitos na medula óssea, cefaléia, vômitos, nauseas, tonturas, palidez, sangramento, astenia etc. Exames que possam detectar essa patologia: Hemograma, exame físico, Anamnese, Biópsia de gânglios linfáticos,biópsia de medula óssea. O seu tratamento consistem em quimioterápicos, corticosteróides,antibioticos, antitérmicos, dieta nutritiva, analgésico,oxigenioterapia dentre outros... O que nós proficionais da saúde devemos fazer para proporcionas um bom conforto para estes paciente: Não usar medicamentos derivados do AAS, não heparinizar cateteres, prevenir hemorragias utilizando escovasmacias para HO, evitar aplicação de medicações IM, evitar qualquer tipo de traumatismos, controlar sinais vitais e registrar qualquer tipo de anormalidades, febre indica infecção,baixa PA e baixa FC indicam hemorragias, evitar aglomerações, observe rigorosamente e técnica asséptica e higiene,em casos de emergencia realizar transplante de medula óssea, estimular o apetite e a ingestão hídrica etc...


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Anemia

É a diminuição de hemoglobia( é uma metaloproteina que contem ferro presente nos globulos vermelhos responsavel por levar oxigênio para os tecidos) esse valor minimo varia de 110g/L para s mulheres grávidas e para as crianças de 6 meses á 5 anos de idade, a 120g/L para as mulhes não gravidas, até 130 g/L para os homens.Há varios tipos de anemia produzidas por uma váriedade de causas, esta é classificada pelo tamanho da célula vermalha sanguinea: diminuida(microcítica), normal(normocítica) ou aumentada(macrocítica ou megaloblástica). A anemia permanece não detectadas em muitas pessoas e os sintimas podem ser vagos, o mais comum é a sensação de rfaquesa ou fadiga. A falta de ar é detectada nos casos mais severos, como palidez. A anemia é um indicador de má nutrição e isso se associa a má condição física mas isso não significa que só as pessoas com um físico magro podem obter essa dorça!




    1. Classe de anemia: produção deficiente ao nivel de medula óssea(hipoproliferação)


    Causa: danos na medula.


    Patologia associada: anemia aplástica infiltração/fibrose, anemia causada por um tumor.


    2. Classe de anemia:alteração na maturação dos eritrócitos (eritropoiese deficiente)


    Causa: defeitos ao nivel de Citoplasma.


    Patologia associada: deficiência de ferro severa e prolongada, thalassemia anemia sideroblástica.


    3. Classe de anemia: baixa sobrevivência dos glóbulos vermelhos.


    Causa:Hemólise (lise dos glóbulos vermelhos)


    Patologia associada:anemia aplástica, infiltração /fibrose, anemia causada por um tumor.



    4. Classe de anemia:perda se sangue.


    Causa:Hemorragia.


    Patoligia associada:devido a um sangramento excessivo, durante a mestruação(menorragia) cancro do cólon.



    Hepatite


    é uma inflamação do figado, que é causada por vírus,bactérias ou substâncias tóxicas.
    existem 3 classificações:

    Infecciosa: é causada por vírus, e também é chamada de hepatite tipo A, e conhecida como icterícia catarral.


    Sérica:ou hepatite por homólogo, hepatite tipo B, altamente resistente-Antígeno Austrália.


    Tóxica:é causada por substâncias tóxicas ao figado, hepatite tipo C. Nesses casos deve se ficar em repouso, fazer hemoterapia e se hidrata.


    Da pra se diagnósticar essa dornça atraves de Anamnese, exame físico através da recuperação da pele e escleróticas, palpação do figado, exames de laboratório Transaminase glutânico Oxalacética(TGO); Transaminase glutânico Pirúvica (TGP).

    O tratamento específico desta patologia ainda é desconhecido pois esse vírus não foi isolado, mas o figado tem um grande poder de regeneração, desde que não haja complicações. O tratamento é feito através de repouso no leito na fase aguda da doença. Deve garantir uma dieta hipercalórica( com açucar, como frutas em calda, karo, mel) e hipogordurosa para não sobrecarregar o figado,evitando o exesso de gorduras, condimentos e substâncias artificiais.

    É importante também se previni e sempre procurar tomar os devidos uidados para que essa dornça não se espalhe tipo: quando for fazer tattoo sempre verificar se a agulha usada é estereo, e na manicure ver se os instrumentos que ela usar são esterelizados, tomar cuidados quando for ter relações sexuais é importante haver um dialogo com o parceiro(a) para que você não corra este risco,e é claro não ser usuario de qualquer bebida alcoólica. E existe as vacinas que precinem essa patologia.


    A assistência de Enfermagem:

    Isolar o paciente

    Tomar cuidaos com os equipamentos que forem usados no pacienta nesse tipo de patologia, sempre usar materiais descartáveis. e os que não forem possivel ser descartavel ser uso exclusivo de cada paciente para que possa ser evitado o contágio.Proporcionar repouso no leito, nas fases agudas.Destrair o paciente. Ter controle hídrico, e ver suas eliminações. Administrar medicamentos conforme prescrição médica. Relatar todos os procedimentos nas anotações de enfermagem.

    segunda-feira, 28 de março de 2011

    Rinite

    O que é Rinite?!

    Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Várias pessoas têm a doença, cuja incidência é de 4 em cada 10 pacientes, tanto adultos quanto crianças. As causas são várias: desde resfriados, produtos químicos, irritantes, até medicamentos e alergia. Seus sintomas são muito parecidos entre todos os tipos, levando as pessoas a pensar que rinite é um resfriado que não passa ou uma ”sinusite” acompanhada de dor de cabeça crônica.


    Você pode ter rinite quando:


    - Tem vários espirros em sucessão, especialmente pela manhã; - Seu nariz escorre e fica obstruído; - Ocorrem irritação e coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca; - Seu olfato fica prejudicado; e - Tem dores de cabeça juntamente com outros sintomas destes já mencionados.


    Os sintomas de todas as rinites são muito semelhantes: geralmente ocorrem obstrução nasal (nariz entupido), prurido (coceira no nariz), rinorréia (nariz escorrendo) e espirros. O indivíduo acredita estar sempre com resfriado, tem sensação de dor de cabeça (cefaléia) que aparece com as mudanças de temperatura e umidade e quando entra em contato com agentes alérgenos ou irritantes, como fumaça, produtos químicos ou perfumes.

    Lugares frios e úmidos favorecem o aparecimento da rinite na medida que se usam mais cobertores e roupas de lã e o sol aparece por menos tempo.

    Os tipos de rinite!

    Os tipos de rinite são: AGUDA ALÉRGICA VASOMOTORA

    segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

    Afecções gastro-intestinais


    Onde que surge a hemorragia gastro-intestinal:

    Esôfago-

    Estômago

    Intestino delgado

    Intestino Grosso

    Reto

    Ânus





    Sangramento gastro-intestinal, é quando se perde sangue a em qualquer órgão do trato digestivo seja este esôfago, estômago, i

    ntestino delgado e intestino grosso.

    As úlceras

    pépticas, gá

    stricas (do estômago) ou duodenais (da primeira parte do intestino) são a maior causa de sangramento, são responsáveis pela maioria das hemorragias. Essa complicação acontece quando a úlcera atinge e rompe alguma artéria ou veia da parede do órgão.