domingo, 17 de abril de 2011

*Lesões Medulares







A lesão medular ocorre quando a algum tipo de tralma na região da coluna, devida a acidentes: automobilísticos, motociclísticos, mergulho, agressão com armas de fogo ou queda, e assim interrompe a passagem de estimulos nervosos atravez da medula, e esta lesão pode ser completa ou imcompleta.


Completa é quando não existe movimento voluntário abaixo do nivel da lesão e é incompleta quanto há alçgum movimento voluntário ou sensação abaixo do nivel da lesão.


A medula também pode ser lesionada por causa de patologias (causas não traumáticas) como por exemplo: hemorragias, tumores, infecções por vírus.




Osistema nervoso central é formado pela medula e pelo encéfalo. A medula é constituida por celular nervosas(neurônios) e por longas fibras nervosas chamadas axônios, que são prolongamentos dos neunônios e formam as vias espinhais.




Nas lesões medulares completas há paralisia, perda de todas as modalidades sensitivas ( tátil, dolorosa, para temperatura, pressão e localização de partes do corpo no espaço) abaixo da lesão e alteração do controle esfincteriano (urinario e fecal).




As lesãos cervical altas determinam tetraplegia (paralisia dos quatro membros), nesta patologis a insuficiência respiratória é frequente, por causa do comprometimento do nervo que comanda a contração do diafragma ( nervo frênico). Nas lesões cervicais baixas observa-se paralisia dos membros inferiores e das mãos.






Estudos epidemiológicos realizado nos EUA apontam como princiapl causa de lesão medular traumática, oas acidentes automobilísticos, responsável por cerca de 44 % dos casos, seguido por agressão (24%), quedas (22%), lesões por execícios físicos ( 8%) e outras causas (2%).





Quando o paciente não perda a consiência esta poderá sentir dor local aguda que se irradia ao longo do nervo acometido.
Para este tipo de paciente deve-se providenciar á imobilização cervical com o uso de um colar apropriado, assim não movimentando o seu pescoço, e mantes]r a coluna vertebral alinhada.





Os cuidados de enfermagem são:





-manter o paciente na cama imóvel até que seja feito os exames necessários.




-verificar os SV em 15/15 min.




-colocar o paciente em decúbito dorsal com as extremidades alinhadas ao longo do corpo.




-observar e relatar o aparecimento de secreções nas inserções do aparelho de tração junto ao crânio.




-fazer banho no leito massageando a superficie corporal e movimentandoas suas extremidades, se não tiver contra indicações.




-comunicar ao enfermeiro qualquer mudança no quadro clínico deste.




-relatar todos os tipos de queixas e alterações com o paciente.



destre outros cuidados.































Nenhum comentário:

Postar um comentário