Leucemia é o câncer das cálulas brancas do sangue, os leucócitos, que são responsáveis pela defesa do organismo. Sua causa é desconhecida, mas há hipótese de que haja predisposição genética ou lesão da medula óssea possa se desencadeada por: intoxicação química, radiações, e por patogenia virótica.
Existe 2 tipos de leucemia: Aguda e Cronica.
Aguda: pode ser monocítica, linfocítica e granulocítica.Sua evolução é rápida, é encontrada mais em crianças e adultos jovens caracteriza-se por leucócitos jovens( células indiferenciadas imaturas)
Cronica: linfocítica, e mielocítica, o inicio é insidioso.muitas vezes pode ser confundida por outras doenças, acontece mais em adultos e idosos, as células são mais maduras e diferenciadas.
Dependendo do tipo de leucemia e o estado do paciente aparece com uma maior ou menos intencidade, normalmente se sente dor pelo aulmento do figado, baço e infiltração dos leucócitos na medula óssea, cefaléia, vômitos, nauseas, tonturas, palidez, sangramento, astenia etc. Exames que possam detectar essa patologia: Hemograma, exame físico, Anamnese, Biópsia de gânglios linfáticos,biópsia de medula óssea. O seu tratamento consistem em quimioterápicos, corticosteróides,antibioticos, antitérmicos, dieta nutritiva, analgésico,oxigenioterapia dentre outros... O que nós proficionais da saúde devemos fazer para proporcionas um bom conforto para estes paciente: Não usar medicamentos derivados do AAS, não heparinizar cateteres, prevenir hemorragias utilizando escovasmacias para HO, evitar aplicação de medicações IM, evitar qualquer tipo de traumatismos, controlar sinais vitais e registrar qualquer tipo de anormalidades, febre indica infecção,baixa PA e baixa FC indicam hemorragias, evitar aglomerações, observe rigorosamente e técnica asséptica e higiene,em casos de emergencia realizar transplante de medula óssea, estimular o apetite e a ingestão hídrica etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário