Para este tipo de paciente deve-se providenciar á imobilização cervical com o uso de um colar apropriado, assim não movimentando o seu pescoço, e mantes]r a coluna vertebral alinhada.
domingo, 17 de abril de 2011
*Lesões Medulares
Para este tipo de paciente deve-se providenciar á imobilização cervical com o uso de um colar apropriado, assim não movimentando o seu pescoço, e mantes]r a coluna vertebral alinhada.
*Traumatismo Crânio- Encefálico- TCE
dentre outros...
*Epilepsia
Este termo só se emprega quando as crises têm tendência a repetirse, espontaneamente, ao longo do tempo.
Muitos fatores podem lesar os neuronios(células nervosas) ou o modo que eles se comunicam entre si.Os mais ocorridos são: traumatismo craniano(provocando cicatrizes cerebrais.) traumatismo de parto, certas drogas ou tóxicos, interrupção do fluxo sanguineo cerebral causado por AVC (acidente vascular cerebral) ou problemas cardiovasculares, doenças infecciosas ou tumores.
Quando se identifica uma causa que provo que epilepcia, esta é designada por 'sintomática', quer dizer, que a eplipcia é apenas o sintoma pelo qual a doença subjacente se manifestou , em 65% dos casos não se consegue detectar nenhuma causa, é a chamada epilepcia 'idiopática'.Emprega-se o termo epilepcia 'criptogénica' quando se supeita da existência de uma causa mas não se consegue detectar a mesma.
Esta crise não é contagiosa,também na maioria dos casos, não pose ser transmitida para os filhos, a tendencia para a doença já deve existir antes que uma pessoa sofra de epilepcia.
-proteger sua cabeça e afrouxar sua roupa,
-avítima tende a mordae a lingua, mas não vai engoli-la, então tente colocar um rolo da pano dentre seus dentes,
-deixar o paciente se debater livremente, só toma o cuidado de deixa-lo de lado para que saliva escorra e este não engasgue.
-fazer o paciente repousar após ter ocorrido uma crise,
-em casos de crianças que as crises acontecem por causa de uma febre deite a criança envolta de uma toalha úmida.
-nunca jogar água na vitima, nem tapas, e a saliva desta vitima não transmite doenças, e não é necessário fazer massagem cardiaca e nem respiração boca-a-boca.
*Paciente Inconsciente
*Aneurisma
existem 3 tipos:
Aneurisma de Aorta Torácica:acontese entre os 50 e 70 anos,os sintomas são disfagia, rouquidão, tosse, dispnéia, pupilas anisocóricas, áreas cianosadas no tórax
segunda-feira, 11 de abril de 2011
*Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Varicocele
Orquite
Estes problemas costumam surgir de forma mais ou menos brusca e manifestam-se atravez de febre, mal-estar geral e sobretudo por uma significativa tumefacção do escroto, que fica vermelho e quente, um outro sintoma muito comum é o aparecimento de dor na zona do escroto que costuma ser muito intensa, embora possa irradiar para a virilha e abdómen, contudo casos os sinais e sintomas sejam muito intenso, podem ser companhados por náuseas e vómitos, sobre tud entre os bebés.
Pielonefrite
É a infecção que por penetração de germe atinge um ou os dois rins.Normalmente o paciente se arregena de dor na região lombar, febre alta, calafrios, ardêcia para urinar, sensação de urina quente e mais escura, náuseas e vomitos acompanham o quadro.
Ogerme pode atingir o rim pelo sangue ou subindo da uretra para a bexiga e pelo ureter até o rim.
Pneumonia
- A Pneumonia é uma infecção dos pulmões que afeta os alvéolos e os decidos circulantes. A Pneumonia pode ser, frequentemente, uma doença terminal em pessoas que sofrem de outras doenças crónicas graves.
Ela pode ser causada por vários microorganismos diferentes incluindo vírus, bactérias, paraqsitar ou fungos. Esta doença afeta pessoas de todas as idades, muitas destas anualmente morrem por pneumonia, a metade de todos os casos de pneumonia é causado por báctérias, o pneumococo é omais frequente.
Normalmente a doença se desenvolve quando hà uma falha no mecanismo de defesa do organismo.
A pneumonia se divide em 3 mecanismos: - um deles é quando a pessoa inala um microorganismo, na sua respiração e este chega a um dos pulmões, onde causa a doença.
- e a outra é quando a bactéria vive na boca, se proliferam e acabam sendo aspirada para um local do pulmão.
- a forma mais incomum de contrair a doença é atravez da circulação sanguinea. Uma infecção por um microorganismo em outro local do corpo se alastrae, atravez do sangue que circula, chega aos pulmões, onde causa a infecção.
Endocardite
Doença de Hodgkin
Leucemia
Leucemia é o câncer das cálulas brancas do sangue, os leucócitos, que são responsáveis pela defesa do organismo. Sua causa é desconhecida, mas há hipótese de que haja predisposição genética ou lesão da medula óssea possa se desencadeada por: intoxicação química, radiações, e por patogenia virótica.
Existe 2 tipos de leucemia: Aguda e Cronica.
Aguda: pode ser monocítica, linfocítica e granulocítica.Sua evolução é rápida, é encontrada mais em crianças e adultos jovens caracteriza-se por leucócitos jovens( células indiferenciadas imaturas)
Cronica: linfocítica, e mielocítica, o inicio é insidioso.muitas vezes pode ser confundida por outras doenças, acontece mais em adultos e idosos, as células são mais maduras e diferenciadas.
Dependendo do tipo de leucemia e o estado do paciente aparece com uma maior ou menos intencidade, normalmente se sente dor pelo aulmento do figado, baço e infiltração dos leucócitos na medula óssea, cefaléia, vômitos, nauseas, tonturas, palidez, sangramento, astenia etc. Exames que possam detectar essa patologia: Hemograma, exame físico, Anamnese, Biópsia de gânglios linfáticos,biópsia de medula óssea. O seu tratamento consistem em quimioterápicos, corticosteróides,antibioticos, antitérmicos, dieta nutritiva, analgésico,oxigenioterapia dentre outros... O que nós proficionais da saúde devemos fazer para proporcionas um bom conforto para estes paciente: Não usar medicamentos derivados do AAS, não heparinizar cateteres, prevenir hemorragias utilizando escovasmacias para HO, evitar aplicação de medicações IM, evitar qualquer tipo de traumatismos, controlar sinais vitais e registrar qualquer tipo de anormalidades, febre indica infecção,baixa PA e baixa FC indicam hemorragias, evitar aglomerações, observe rigorosamente e técnica asséptica e higiene,em casos de emergencia realizar transplante de medula óssea, estimular o apetite e a ingestão hídrica etc...sexta-feira, 8 de abril de 2011
Anemia
1. Classe de anemia: produção deficiente ao nivel de medula óssea(hipoproliferação)
Causa: danos na medula.
Patologia associada: anemia aplástica infiltração/fibrose, anemia causada por um tumor.
2. Classe de anemia:alteração na maturação dos eritrócitos (eritropoiese deficiente)
Causa: defeitos ao nivel de Citoplasma.
Patologia associada: deficiência de ferro severa e prolongada, thalassemia anemia sideroblástica.
3. Classe de anemia: baixa sobrevivência dos glóbulos vermelhos.
Causa:Hemólise (lise dos glóbulos vermelhos)
Patologia associada:anemia aplástica, infiltração /fibrose, anemia causada por um tumor.
4. Classe de anemia:perda se sangue.
Causa:Hemorragia.
Patoligia associada:devido a um sangramento excessivo, durante a mestruação(menorragia) cancro do cólon.