

Para este tipo de paciente deve-se providenciar á imobilização cervical com o uso de um colar apropriado, assim não movimentando o seu pescoço, e mantes]r a coluna vertebral alinhada.
Leucemia é o câncer das cálulas brancas do sangue, os leucócitos, que são responsáveis pela defesa do organismo. Sua causa é desconhecida, mas há hipótese de que haja predisposição genética ou lesão da medula óssea possa se desencadeada por: intoxicação química, radiações, e por patogenia virótica.
Existe 2 tipos de leucemia: Aguda e Cronica.
Aguda: pode ser monocítica, linfocítica e granulocítica.Sua evolução é rápida, é encontrada mais em crianças e adultos jovens caracteriza-se por leucócitos jovens( células indiferenciadas imaturas)
Cronica: linfocítica, e mielocítica, o inicio é insidioso.muitas vezes pode ser confundida por outras doenças, acontece mais em adultos e idosos, as células são mais maduras e diferenciadas.
Dependendo do tipo de leucemia e o estado do paciente aparece com uma maior ou menos intencidade, normalmente se sente dor pelo aulmento do figado, baço e infiltração dos leucócitos na medula óssea, cefaléia, vômitos, nauseas, tonturas, palidez, sangramento, astenia etc. Exames que possam detectar essa patologia: Hemograma, exame físico, Anamnese, Biópsia de gânglios linfáticos,biópsia de medula óssea. O seu tratamento consistem em quimioterápicos, corticosteróides,antibioticos, antitérmicos, dieta nutritiva, analgésico,oxigenioterapia dentre outros... O que nós proficionais da saúde devemos fazer para proporcionas um bom conforto para estes paciente: Não usar medicamentos derivados do AAS, não heparinizar cateteres, prevenir hemorragias utilizando escovasmacias para HO, evitar aplicação de medicações IM, evitar qualquer tipo de traumatismos, controlar sinais vitais e registrar qualquer tipo de anormalidades, febre indica infecção,baixa PA e baixa FC indicam hemorragias, evitar aglomerações, observe rigorosamente e técnica asséptica e higiene,em casos de emergencia realizar transplante de medula óssea, estimular o apetite e a ingestão hídrica etc...1. Classe de anemia: produção deficiente ao nivel de medula óssea(hipoproliferação)
Causa: danos na medula.
Patologia associada: anemia aplástica infiltração/fibrose, anemia causada por um tumor.
2. Classe de anemia:alteração na maturação dos eritrócitos (eritropoiese deficiente)
Causa: defeitos ao nivel de Citoplasma.
Patologia associada: deficiência de ferro severa e prolongada, thalassemia anemia sideroblástica.
3. Classe de anemia: baixa sobrevivência dos glóbulos vermelhos.
Causa:Hemólise (lise dos glóbulos vermelhos)
Patologia associada:anemia aplástica, infiltração /fibrose, anemia causada por um tumor.
4. Classe de anemia:perda se sangue.
Causa:Hemorragia.
Patoligia associada:devido a um sangramento excessivo, durante a mestruação(menorragia) cancro do cólon.
Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Várias pessoas têm a doença, cuja incidência é de 4 em cada 10 pacientes, tanto adultos quanto crianças. As causas são várias: desde resfriados, produtos químicos, irritantes, até medicamentos e alergia. Seus sintomas são muito parecidos entre todos os tipos, levando as pessoas a pensar que rinite é um resfriado que não passa ou uma ”sinusite” acompanhada de dor de cabeça crônica.
Você pode ter rinite quando:
- Tem vários espirros em sucessão, especialmente pela manhã; - Seu nariz escorre e fica obstruído; - Ocorrem irritação e coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca; - Seu olfato fica prejudicado; e - Tem dores de cabeça juntamente com outros sintomas destes já mencionados.
Os sintomas de todas as rinites são muito semelhantes: geralmente ocorrem obstrução nasal (nariz entupido), prurido (coceira no nariz), rinorréia (nariz escorrendo) e espirros. O indivíduo acredita estar sempre com resfriado, tem sensação de dor de cabeça (cefaléia) que aparece com as mudanças de temperatura e umidade e quando entra em contato com agentes alérgenos ou irritantes, como fumaça, produtos químicos ou perfumes.