

Para este tipo de paciente deve-se providenciar á imobilização cervical com o uso de um colar apropriado, assim não movimentando o seu pescoço, e mantes]r a coluna vertebral alinhada.




entre si.Os mais ocorridos são: traumatismo craniano(provocando cicatrizes cerebrais.) traumatismo de parto, certas drogas ou tóxicos, interrupção do fluxo sanguineo cerebral causado por AVC (acidente vascular cerebral) ou problemas cardiovasculares, doenças infecciosas ou tumores.
ua cabeça e afrouxar sua roupa,







A Pneumonia é uma infecção dos pulmões que afeta os alvéolos e os decidos circulantes. A Pneumonia pode ser, frequentemente, uma doença terminal em pessoas que sofrem de outras doenças crónicas graves.
nguinea. Uma infecção por um microorganismo em outro local do corpo se alastrae, atravez do sangue que circula, chega aos pulmões, onde causa a infecção.


Leucemia é o câncer das cálulas brancas do sangue, os leucócitos, que são responsáveis pela defesa do organismo. Sua causa é desconhecida, mas há hipótese de que haja predisposição genética ou lesão da medula óssea possa se desencadeada por: intoxicação química, radiações, e por patogenia virótica.
Existe 2 tipos de leucemia: Aguda e Cronica.
Aguda: pode ser monocítica, linfocítica e granulocítica.Sua evolução é rápida, é encontrada mais em crianças e adultos jovens caracteriza-se por leucócitos jovens( células indiferenciadas imaturas)
Cronica: linfocítica, e mielocítica, o inicio é insidioso.muitas vezes pode ser confundida por outras doenças, acontece mais em adultos e idosos, as células são mais maduras e diferenciadas.
Dependendo do tipo de leucemia e o estado do paciente aparece com uma maior ou menos intencidade, normalmente se sente dor pelo aulmento do figado, baço e infiltração dos leucócitos na medula óssea, cefaléia, vômitos, nauseas, tonturas, palidez, sangramento, astenia etc. Exames que possam detectar essa patologia: Hemograma, exame físico, Anamnese, Biópsia de gânglios linfáticos,biópsia de medula óssea. O seu tratamento consistem em quimioterápicos, corticosteróides,antibioticos, antitérmicos, dieta nutritiva, analgésico,oxigenioterapia dentre outros... O que nós proficionais da saúde devemos fazer para proporcionas um bom conforto para estes paciente: Não usar medicamentos derivados do AAS, não heparinizar cateteres, prevenir hemorragias utilizando escovasmacias para HO, evitar aplicação de medicações IM, evitar qualquer tipo de traumatismos, controlar sinais vitais e registrar qualquer tipo de anormalidades, febre indica infecção,baixa PA e baixa FC indicam hemorragias, evitar aglomerações, observe rigorosamente e técnica asséptica e higiene,em casos de emergencia realizar transplante de medula óssea, estimular o apetite e a ingestão hídrica etc...
É a diminuição de hemoglobia( é uma metaloproteina que contem ferro presente nos globulos vermelhos responsavel por levar oxigênio para os tecidos) esse valor minimo varia de 110g/L para s mulheres grávidas e para as crianças de 6 meses á 5 anos de idade, a 120g/L para as mulhes não gravidas, até 130 g/L para os homens.Há varios tipos de anemia produzidas por uma váriedade de causas, esta é classificada pelo tamanho da célula vermalha sanguinea: diminuida(microcítica), normal(normocítica) ou aumentada(macrocítica ou megaloblástica). A anemia permanece não detectadas em muitas pessoas e os sintimas podem ser vagos, o mais comum é a sensação de rfaquesa ou fadiga. A falta de ar é detectada nos casos mais severos, como palidez. A anemia é um indicador de má nutrição e isso se associa a má condição física mas isso não significa que só as pessoas com um físico magro podem obter essa dorça!
1. Classe de anemia: produção deficiente ao nivel de medula óssea(hipoproliferação)
Causa: danos na medula.
Patologia associada: anemia aplástica infiltração/fibrose, anemia causada por um tumor.
2. Classe de anemia:alteração na maturação dos eritrócitos (eritropoiese deficiente)
Causa: defeitos ao nivel de Citoplasma.
Patologia associada: deficiência de ferro severa e prolongada, thalassemia anemia sideroblástica.
3. Classe de anemia: baixa sobrevivência dos glóbulos vermelhos.
Causa:Hemólise (lise dos glóbulos vermelhos)
Patologia associada:anemia aplástica, infiltração /fibrose, anemia causada por um tumor.
4. Classe de anemia:perda se sangue.
Causa:Hemorragia.
Patoligia associada:devido a um sangramento excessivo, durante a mestruação(menorragia) cancro do cólon.